Proteja-se do sol!

Não podemos falar de primavera, verão, sol, calor, praia, piscina sem dar um grande destaque ao item mais importante para a saúde da sua pele: o protetor solar! Ele ajuda a evitar o aparecimento de manchas, do câncer de pele e deve ser usado diariamente por todas as pessoas, de cor clara ou morena, para bloquear os efeitos do sol.

Muita gente se esquece de que o protetor solar deve ser o parceiro de todas as horas e isso pode ser em função da falta de informação. Para te ajudar a se manter sempre protegido, vamos esclarecer os pontos principais do uso do protetor solar.

Atualmente, o fator de proteção solar (FPS) é estabelecido com base na proteção proporcionada pela aplicação de uma quantidade de dois miligramas do produto em cada centímetro quadrado do corpo, que mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar. O FPS pode variar de 2 a 100 nos produtos comercializados no Brasil.

Para a saúde da pele, o fator mínimo de proteção deve ser o FPS 15. Isso quer dizer que a pele, quando exposta ao sol sem proteção, vai demorar 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Como o FPS é determinado em laboratórios, recomenda-se dar uma margem de segurança usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 30. Protetores com fator 50 ou 60 são indicados para quem estiver fazendo tratamento de manchas, mulheres grávidas ou pessoas com forte histórico familiar de câncer de pele, que precisam do máximo de proteção.

Para a correta ação do filtro solar, ele deve ser generosamente aplicado sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando pelo menos a cada 2 horas. O tempo de reaplicação de cada produto é indicado na embalagem e leva em consideração fatores como a transpiração e o contato direto da pele com qualquer superfície que possa removê-lo.

Além de não abrir mão do protetor solar, tome também outros cuidados na hora de se expor ao sol.   Evite os horários de maior intensidade dos raios solares, entre 10 e 16 horas. Áreas sensíveis como rosto e lábios e cabeça necessitam de um cuidado maior e, por isso, um protetor solar de FPS mais elevado deve ser utilizado. O mormaço também ocasiona queimaduras, tome os mesmos cuidados. Alguns produtos de uso diário, como batom e maquiagens, também fornecem proteção, o que pode auxiliar nos cuidados.

Uma dica: é fundamental usar o protetor mesmo em ambientes fechados. A luz das lâmpadas estimula a produção de melanina, proteína responsável pelas manchas.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato