Alimentação e atividade física

Alimentação e atividade física

Para as pessoas que praticam atividade física, é fundamental uma boa alimentação e hidratação para garantir o resultado esperado. E ela deve ser completa e equilibrada para permitir que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e alcance uma boa performance.

– O primeiro cuidado é não praticar exercício físico em jejum. Dessa forma, evita-se a queda da glicose (hipoglicemia), que poderá comprometer o desempenho durante o exercício.

– A refeição antes do treino deve conter quantidade significativa de carboidratos complexos, a fim de possibilitar um treinamento mais intenso e consistente.

– Durante o treino – se esse durar até uma hora -, na maioria das vezes não há necessidade de reposição de carboidratos. Entretanto, para os mais longos – a partir da segunda hora -, essa reposição deve ser considerada, para a manutenção da glicemia, rendimento e diminuição da perda de proteínas do músculo.

– A hidratação também é importante. O recomendado é a ingestão de 150 ml de água a cada 20 minutos de atividade. Se o exercício for maior que 90 minutos, o interessante é ingerir uma bebida hidroeletrolítica. Após o exercício, a hidratação continua com papel determinante, assim como a reposição energética e proteica.

– Após a atividade, caso sejam consumidas apenas proteínas, elas poderão ser desviadas de seu papel de construção de músculos para a função energética. A hora correta de se alimentar e a quantidade de alimentos que devem ser incluídos na alimentação irão depender da duração e da intensidade do exercício. Por isso, o nutricionista é importante para te ajudar a programar seus lanches de antes e após a atividade física.

– É importante saber que o maior estímulo para o ganho de massa muscular é o treinamento de força e o descanso suficiente entre as sessões.

Manter o corpo em movimento associado a uma dieta saudável é o mix ideal para quem deseja não só trabalhar a estética corporal, mas também para aqueles que querem viver bem e com saúde, com benefícios imediatos e também em longo prazo, garantindo, assim, longevidade e, claro, uma vida saudável.

Este artigo foi escrito pela nutricionista da equipe Fina Forma, Clarisse Ribeiro (CRN11234).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato