Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

A drenagem linfática – também conhecida como drenagem linfática manual (DLM) – é uma técnica de massagem altamente especializada que utiliza movimentos manuais que estimulam a circulação linfática. Dessa forma, acelera a renovação dos líquidos do corpo, nutrindo e desintoxicando o organismo bem como contribuindo para o aumento da imunidade e a circulação e eliminação de gorduras com a finalidade de melhorar a aparência e a saúde do cliente. É uma técnica muito segura e eficaz para muitas situações em que o fluxo de linfa está comprometido, como a linfedema – membros inchados causados por uma variedade de razões diferentes, como diabetes, lesões esportivas, pós-cirurgia, na gestação, na celulite, etc.

O que é o sistema linfático?

O sistema linfático é o sistema secundário de circulação no corpo que tem um conjunto muito complexo de tarefas. As principais tarefas são limpar e nutrir as células. Parece bastante simples, mas sem ele, não iríamos sobreviver muito tempo. O sistema linfático é uma espécie de intermediário entre a circulação do sangue para as células individuais.

A linfa é um líquido claro que contêm nutrientes e oxigênio semelhantes ao sangue, mas sem os glóbulos vermelhos e brancos. Ela vem a partir da circulação geral. Assim, é depositada em torno das células para mantê-las nutridas. As células são capazes de descartar os resíduos e materiais tóxicos para este fluido. Os vasos linfáticos pegam esse ‘lixo’ e qualquer excesso de líquido ao redor das células e os transportam de volta para a circulação geral linfática. É um transporte de sentido único, de modo que a linfa só deve fluir em uma direção, longe das células e para o coração.

Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são partes do sistema imunológico, encontrados no corpo todo. Sua função é auxiliar o corpo no reconhecimento e combate de germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

Estas são as áreas em que os linfonodos podem ser sentidos, por meio da palpação:

  • Virilha;
  • Axila;
  • Atrás das orelhas;
  • Na parte posterior da cabeça;
  • Pescoço;
  • Abaixo da mandíbula e do queixo.

Objetivos da drenagem linfática

Desenvolvida na Europa na década de 1930, por Dr. Emil Vodder e Estrid, a drenagem linfática é uma abordagem segura, eficaz e suave para limpar os tecidos do corpo. Ela drena o excesso de fluido a partir dos tecidos e também tem um efeito desintoxicante. É benéfica para pessoas saudáveis e pode ser usada no tratamento de uma variedade de diferentes condições.

Durante uma sessão de drenagem linfática, um massagista pressiona suavemente e move suas mãos ao longo do corpo em direções específicas. Por exemplo, se os braços e as pernas de uma pessoa estão inchados, em seguida, esse massagista esfrega ambos os lados de seu pescoço com um movimento descendente.

Principais benefícios da drenagem linfática

Gravidez: Durante a gravidez, as alterações hormonais provocam uma retenção de líquidos e diminuição do tônus nos vasos venosos e linfáticos. A drenagem linfática pode melhorar o conforto, especialmente nas pernas e pés. Ela também ajuda no aleitamento materno, especialmente quando há problemas com ductos bloqueados e seios doloridos. A drenagem pode ser iniciada no terceiro mês de gravidez e mantida durante a gestação.

Cuidados com a pele: A drenagem linfática é muito utilizada para alcançar uma pele mais clara e diminuir a aparência de linhas finas e rugas na face. Além disso, também reduz o inchaço ao redor dos olhos. É comumente feita antes e depois da cirurgia plástica.

Desintoxicação: O corpo pode se beneficiar da drenagem linfática para reduzir a lentidão no organismo causada por muitos alimentos ricos em amido, gordura. Além disso, ajuda quem pratica pouco exercício por conta de alguma limitação.

Dor de cabeça: A maioria das dores de cabeça, incluindo sinusite, tem um componente de congestionamento que responde bem à drenagem linfática. Uma vez que esse tecido é descongestionado, ele melhora o fluxo de sangue, reduzindo a dor e o desconforto.

Pós-cirurgia: Após uma cirurgia ou lesão, o tecido pode ficar inchado e dolorido. A drenagem linfática é um tratamento suave que irá ajudar a drenar o tecido, reduzindo a inflamação, melhorando a cicatrização e evitando formação de fibroses.

Redução do inchaço: Após longos períodos de imobilidade, como em viagens aéreas, o fluido tende a estagnar no tecido, tornando-o inchado. Dessa forma, doenças como a artrite também fazem as articulações ficarem congestionadas com fluido. Todos estes problemas são tratados quando o fluido é reduzido com a drenagem linfática.

Descanso: Porque é um tratamento suave, e um dos mais relaxantes e alivia o estresse. A maioria das pessoas nota muitas melhorias no seu nível de bem-estar depois de um tratamento com drenagem linfática, porque ela tem inúmeros benefícios para o corpo.

A quantidade de sessões necessárias depende do que a drenagem irá tratar, bem como a área. Por isso é importante realizar primeiro uma avaliação.

Compartilhe:
Plasto-compare-2.jpg Plasto-compare-1.jpg
Drenagem Linfática

Alguma outra dúvida? Entre em contato!

Segunda à Sexta: 08hs às 20hs
Sábado: 08hs às 12hs

Consultoria Estética Gratuita






    Na Fina Forma você agenda a uma consultoria estética gratuita na unidade mais próxima de você. Conheça o tratamento ideal para as suas necessidades e receba um orçamento com as condições de pagamento que cabem no seu bolso. Aproveite!

    × Entre em contato