A importância da respiração na atividade física

respiração

O que pensar ao descobrir que algo que você já faz, de modo simples e genuíno, pode contribuir para sua definição abdominal caso seja realizado com atenção e cuidado? Segura essa: estamos falando da importância da respiração na atividade física e do bem que ela proporciona ao seu corpo durante os exercícios.



tecnicas_respiracao_atividades_fisicas

A respiração é essencial para a qualidade do resultado de uma atividade física, pois a necessidade de ventilação durante os movimentos é maior. Mas poucas pessoas a fazem de forma correta, priorizando a respiração mais pela boca por não conseguir controlá-la também pelo nariz.

O ideal é que essa respiração seja realizada pelas duas vias de modo a garantir conforto, principalmente em atividades como a musculação, cujo esforço de expirar e inspirar é maior.

O que acontece quando você não respira tão bem no aeróbico?

A qualidade da respiração influencia no desenvolvimento de qualquer atividade. Isso acontece porque a principal função da respiração é oxigenar o sangue e liberar o gás carbônico.

Ao demandar ventilação mais acelerada durante o exercício, o corpo pode entrar em colapso se não satisfeito. Um dos primeiros sintomas é a cabeça latejante por causa do aumento da pressão arterial e do esforço do coração. A deficiência de ar reduz a capacidade de oxigenar os músculos e gerar um desconforto que pode resultar em perda de consciência.

Em atividades como corrida, a dor na região abdominal é a mais característica, mas a respiração inadequada pode gerar náusea e levar você a abandonar a atividade mais cedo.

Como respirar corretamente em cada exercício físico?

Controlar a respiração durante os exercícios físicos te dá mais qualidade durante e após o treino. Você se sente menos cansado, garante mais suporte do corpo e oxigena muito mais o sangue, evitando tensões e contribuindo para a obtenção de energia. Cada exercício pede um ritmo de respiração para manter o equilíbrio do corpo.

1- Musculação: expire pela boca no momento do esforço e inspire no retorno do movimento. Assim, você evita o aumento da pressão arterial e o esforço do coração no bombeamento do sangue.

2 – Corrida: o ritmo da corrida dita a intensidade de ventilação necessário no corpo. Por isso, não é necessário se condicionar a um exercício de respiração, se não o esforço pode ser maior e o desconforto também.

Mas a respiração profunda ajuda a ter mais oxigênio e disposição. Expansores nasais podem ser uma opção para facilitar a entrada de ar.

3- Pilates: é um ótimo exercício como exemplo de como a respiração auxilia no desenvolvimento de cada aparelho. A inspiração deve ser profunda a fim de expandir as costelas para o lado e a expiração deve ocorrer ao contrair o músculo, contraindo o abdômen.

4 – Abdominal: embora seja uma atividade simples, as pessoas costumam desistir muito rápido de abdominais por se sentirem cansadas com facilidade.



O segredo para fazer menos esforço durante a atividade e obter o resultado desejado está na respiração. Expire ao flexionar a coluna (subida do tronco) e inspire levemente na descida do mesmo. Como essa não é uma respiração espontânea, ela exige concentração.

5 – Caminhada: ao caminhar, procure relaxar ouvindo uma música e inspirando profundamente e soltando o ar pela boca de forma tranquila. Você irá concluir o exercício bem mais relaxado.

Siga essas dicas e converse com seu instrutor físico. Respirar corretamente contribui para sua performance do seu treino!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato