Descubra quais são os 4 graus de celulite

Quando o assunto é o nosso corpo, existem diversas características que podem surgir e incomodar em relação à aparência: gordura localizada, celulite em graus variados, flacidez, entre outros. Hoje em dia, é muito mais natural a aceitação dos diversos tipos de corpo, mas os cuidados ainda merecem atenção.

No caso das celulites, que são bastante comuns entre a população, existem diferentes “níveis” de intensidade em que elas podem se manifestar no corpo. Apesar de não ter relação direta com problemas de saúde, tratar as celulites pode ser uma forma de melhorar a sua autoestima e o seu desconforto estético.

Para isso, é muito importante entender os graus da celulite para escolher o melhor tratamento. Siga a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Como surge a celulite no corpo?

A celulite, cientificamente conhecida como lipodistrofia ginoide, é o resultado de um depósito de gordura sob uma camada mais visível da pele. Sendo assim, ocorrem alterações mais visíveis, gerando um aspecto de “casca de laranja” com pequenos furos.

As áreas mais comuns do corpo em que a celulite surge são as coxas, quadril e glúteos. O aumento do acúmulo de gordura, principalmente nestas regiões, está relacionado ao hormônio feminino estrogênio. É por isso que os diferentes graus de celulite são muito mais comuns em mulheres do que em homens.

Outros fatores que influenciam no depósito de gordura sob a pele são os hábitos não saudáveis de vida, como alimentação rica em açúcar e gordura, além do sedentarismo e falta de prática de exercícios físicos. Apesar disso, a celulite não está necessariamente relacionada à obesidade, pois pessoas magras também podem ter os “furinhos”.

Mesmo pessoas magras, principalmente mulheres, podem desenvolver a celulite.
Mesmo pessoas magras, principalmente mulheres, podem desenvolver a celulite.

Os 4 graus de celulite

A celulite é classificada em 4 graus diferentes, de acordo com a sua intensidade. Diversos fatores são levados em consideração em cada nível, desde casos leves aos mais intensos.

GRAU 1

É o estágio mais leve. Geralmente, a celulite é interna e só pode ser vista ao apertar a região com as mãos. Porém, os vasos podem se inflamar e as toxinas se acumulam.

GRAU 2

As marcas na pele são visíveis, com o sistema linfático mais comprometido, e podem apresentar manchas amareladas, significando uma alta retenção de líquidos.

GRAU 3

A atuação da celulite se torna mais intensa. A pele ganha nódulos visíveis, a textura fica áspera e podem surgir microvarizes. Também há a possibilidade de provocar inchaços e dores na região afetada.

GRAU 4

Considerado o estágio mais grave da celulite, onde as fibras da musculatura formam nós e nódulos maiores são formados pelas células de gordura. Isso prejudica a circulação do sangue, compromete nervos e faz a região ficar enrijecida e dolorida.

A Fina Forma possui diferentes tratamentos para os diversos graus da celulite.
A Fina Forma possui diferentes tratamentos para os diversos graus da celulite.

Qual a solução para as celulites?

Como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar. Existem diversas dicas e métodos de prevenção à celulite, geralmente relacionados à manutenção do funcionamento ideal do corpo. Isso inclui ingerir bastante água, diminuir a alimentação com muito sal, açúcar e gorduras, praticar atividades físicas, entre outras medidas.

Mas, uma vez que há o diagnóstico de algum grau da celulite, a opção é o tratamento através de procedimentos estéticos disponíveis. Atualmente, a tecnologia evoluiu ao ponto de oferecer formas variadas de tratar a celulite.

Na Fina Forma, você pode optar por procedimentos altamente tecnológicos como o Velashape e o MedContour, que associa técnicas de ultrassom, vácuo e drenagem linfática. Há também o Freeze, que utiliza o aquecimento seletivo da pele; a Carboxiterapia, realizado a partir da infusão de gás carbônico (CO2) na região tratada; e a Celutec, uma tecnologia francesa que utiliza uma massagem vibratória na pele.

Alguns procedimentos também podem ser realizados em conjunto para tratar também a gordura localizada, flacidez, estrias, etc. Fale com a equipe de especialistas da Fina Forma e encontre a solução ideal para o seu caso.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato