Padrão de beleza é ser você mesma

Você já teve a sua autoestima diminuída por não se sentir bonita o suficiente? Você já escutou comentários infelizes sobre o seu cabelo, corpo ou tom de pele? Você já se sentiu um peixinho fora d’água perto de um grupo de pessoas?

Muito provavelmente você respondeu sim em pelo menos uma dessas perguntas, ou até mesmo lembrou de outras situações desagradáveis em algum momento da sua vida por não se encaixar em padrão imposto pela sociedade.

Diante dessas situações, iremos entender melhor o que é padrão de beleza, os seus impactos, o que você pode fazer para ser feliz do seu jeito!

Afinal, o que é padrão de beleza?

É considerado um modelo de beleza idealizada por uma determinada sociedade, ou seja, é um conjunto de características físicas necessárias para que uma pessoa seja considerada bonita ou não de acordo com um contexto, tais como:

  • Cor de pele
  • Tipo de cabelo
  • Formato de corpo
  • Traços do rosto

Esse padrão de beleza pode variar de acordo com a cultura de cada país ou região em que a pessoa se encontra. Além disso, esse padrão ideal também pode mudar ao longo do tempo, na Europa Renascentista, por exemplo, valorizavam-se corpos com um formato mais cheio. Porém, hoje em dia, corpos mais magros são mais valorizados.

Geralmente pessoas com traços mais finos e cabelos lisos são mais valorizados.
Geralmente pessoas com traços mais finos e cabelos lisos são mais valorizados.

Os impactos do padrão de beleza na sociedade

A pressão do padrão de beleza ocorre desde a infância, uma vez que esse ideal é transmitido por meio de revistas, programas de televisão, filmes no cinema e realçado no perfil estético de bonecas.

Basicamente o padrão de beleza é sustentado por todos os discursos e em todos os lugares, até mesmo entre conversas de família e nas escolas. Com isso, uma mulher sofre a pressão por um modelo ideal de beleza desde a sua infância, o que pode acarretar consequências futuras.

O padrão de beleza imposto pela sociedade é algo inalcançável, visto que não é um conceito natural, e muitas mulheres acabam recorrendo até mesmo em procedimentos cirúrgicos contra a sua vontade para se encaixar no que a sociedade impõe.

A busca por esse ideal de beleza muitas vezes resulta em problemas de:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Transtornos alimentares, como anorexia e bulimia
  • Problemas de autoestima
  • Sensação de que nunca a mulher irá se sentir bonita e suficiente
O padrão de beleza implica na não aceitação do próprio corpo
O padrão de beleza implica na não aceitação do próprio corpo

Seja feliz como você quiser

Ser bela é descobrir em você aquilo que te faz se sentir bem. Afinal, a percepção de beleza é algo subjetivo e cada um tem o seu jeito de ser. Por isso, a beleza deve ser algo que abraça a diversidade das pessoas.

O direito de escolha é a chave para se libertar da imposição dos padrões sociais. Isso também inclui poder escolher fazer dieta, exercícios físicos ou procedimentos estéticos para se sentir linda do seu jeito.

Na Fina Forma, as tendências nunca se sobrepõem às suas decisões. Você é dona do seu corpo e sabe o que é melhor para si. Para isso, contamos com profissionais especializados e equipamentos de última geração. Tudo para ajudar você a ser livre e descobrir a sua melhor versão.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato