Melasma


O que é melasma?

O melasma é um depósito de melanina que se desenvolve ao longo da vida, criando uma lesão como uma mancha acastanhada, que é mais frequente em mulheres do que em homens. Aparece principalmente na face e nos braços, e pode variar da cor castanho-claro ao escuro, com formas variadas. A causa não é muito bem conhecida, mas acredita-se que vários fatores estejam associados como fatores genéticos, uso de anticoncepcionais, gravidez, alterações hepáticas e endócrinas.

Como tratar o melasma?

O tratamento para melasma pode ser feito com peelings, despigmentantes, filtros solares mais potentes, tratamento a laser, entre outros. Os tratamentos do melasma baseiam-se em retirar a melanina pré-formada através de esfoliações e peelings com diversas substâncias, ou através do uso de medicamentos que inibem a formação de nova melanina.

Como é feito o diagnóstico de melasma?

O diagnóstico do melasma é feito através de uma avaliação clínica, podendo ser classificado em superficial ou profundo.

Melasma tem cura?

Ainda não existe uma cura definitiva para o melasma, por isso é muito importante que as pessoas tenham cuidados constantes e façam uso da fotoproteção diariamente, principalmente para prevenir o melasma no rosto.

Quais os cuidados necessários com melasma?

Como os tratamentos não são definitivos, há a probabilidade das manchas na pele voltarem após o tratamento caso haja a exposição solar. Por isso, é preciso evitar ao máximo a exposição ao sol, utilizar filtro solar diariamente e fazer manutenção a cada dois meses.

Na Fina Forma você agenda a uma avaliação gratuita na unidade mais próxima de você. Conheça o tratamento ideal para as suas necessidades e receba um orçamento com as condições de pagamento que cabem no seu bolso. Aproveite!