Tudo o que você precisa saber sobre skin care em casa

Mulher fazendo rotina de skin care em frente ao espelho

Durante o período da quarentena, muita gente aderiu ao skin care em casa. Essa prática já era uma tendência há algum tempo. Mas nos últimos meses, seja pelo tempo extra por não ter que se deslocar até o trabalho ou pelas clínicas de estética estarem fechadas, esse hábito se tornou mais forte.

No entanto, mesmo com a retomada dos procedimentos estéticos, o ideal é que esse costume não fique para trás. Praticar o skin care é uma forma de autocuidado e pode ser um momento bem prazeroso na sua rotina, no qual você se conecta com a sua própria beleza.

Além disso, os cuidados com a pele são grandes aliados dos procedimentos estéticos na hora de prevenir o envelhecimento precoce e outros problemas que podem atingir a pele do seu rosto.

No artigo de hoje, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para manter os cuidados com a pele em casa. Confira!

Como fazer o skin care certo para a sua pele

Um dos primeiros passos para acertar no skin care em casa é conhecer o seu tipo de pele. O ideal é que essa avaliação seja feita por um profissional, mas você pode identificar você mesma se observar alguns pontos.

Pele seca

Geralmente, a pele seca apresenta pouco brilho e pode ser até mesmo áspera, em alguns casos. Ela fica irritada com facilidade, o que pode ser percebido pela coceira ou vermelhidão. Para esse tipo de pele, devem ser evitados sabonetes abrasivos e banhos quentes.

Pele oleosa

Oposto a pele seca, esse tipo apresenta muito brilho devido ao excesso de óleo produzido naturalmente pela derme. Quem tem pele oleosa também tem cravos e espinhas com frequência e deve dar preferência aos produtos oil free.

 

Mulher se olhando no espelho durante o skin care.
Mesmo que você se sinta confiante em pesquisar produtos por conta própria, nada substitui a avaliação e a indicação de um dermatologista.

Pele mista

É possível que uma pessoa tenha partes do rosto oleosas e outras secas. Quando isso acontece, é comum que a testa, o nariz e o queixo (a área conhecida como zona T) sejam oleosos enquanto o restante da face tem pele seca. A solução aqui é buscar o equilíbrio sempre, o que significa evitar tanto os produtos mais oleosos quanto os mais abrasivos.

Pele normal

A pele normal é naturalmente equilibrada e saudável, sem ressecamento ou excesso de oleosidade.

Cuidados para cada tipo de pele

Uma vez que você já conhece o seu tipo, você pode buscar os produtos que são mais adequados para a sua pele. O básico para fazer uma rotina de skin care em casa é um demaquilante, um sabonete para o rosto, um hidratante e um protetor solar.

Como montar a sua rotina de skin care em casa

Você pode fazer a sua rotina de skin care em casa uma ou duas vezes ao dia, dependendo do tempo que você tem disponível. Antes de mais nada, caso você esteja usando maquiagem, é necessário removê-la com um demaquilante. É importante usar esse tipo de produto para que não haja resquícios de cosméticos no rosto. A maquiagem na pele, a longo prazo, pode causar a obstrução dos poros e problemas como acne, cravos e envelhecimento precoce.

Mulher passando protetor solar em um parque.
Manter-se hidratada, evitar tomar sol em excesso e se alimentar bem também tem um grande impacto na sua pele.

Após isso, faça a limpeza da pele do seu rosto com água fria e sabonete. No caso de peles secas e mistas, indica-se fazer isso apenas uma vez por dia para que o rosto não perca óleo em excesso.

Lembre-se de enxaguar bem a face e então, aplique o hidratante. É importante aguardar ao menos 10 minutos para que o produto seja absorvido pela pele antes de aplicar outros produtos.

Se você quer incrementar o seu skin care em casa, você também pode usar um tônico antes de passar o hidratante. No caso de quem possui pele oleosa, deve-se fazer esfoliações periodicamente.

 o protetor solar é o último passo da sua rotina de cuidado com a pele. Porém, ele deve ser reaplicado durante o dia. Quer saber mais sobre como usar esse produto? Confira o vídeo no nosso IGTV e aproveite para seguir o nosso perfil no Instagram!

 

Compartilhe:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato