Cravos: descubra como se livrar deles

Você já se olhou no espelho e reparou alguns pontinhos pretos e ou brancos no seu rosto? Esses pontinhos podem ser classificados como cravos ou espinhas, dependendo do caso.

Ao contrário do que muitos pensam, os cravos não significam que a pele de uma pessoa está suja. Entretanto, seu aspecto pode incomodar o visual estético para algumas pessoas, fazendo com que muitas vezes se sintam envergonhadas da própria aparência.

Apesar de serem mais comuns em adolescentes, cravos e espinhas também podem aparecer na fase adulta. Assim, podem ser tratados em qualquer idade.

Diante desse cenário, vamos explicar melhor o que são cravos, seus tipos e tratamentos para você cuidar da sua pele e autoestima!

O que são cravos?

Em nossa pele existem milhares de folículos, local onde encontramos a raiz do nossos pelos e glândula sebácea. As glândulas sebáceas são responsáveis por produzirem o sebo, um óleo natural responsável por hidratar, lubrificar e evitar o ressecamento da nossa pele e pelos.

Quando esses folículos se abrem, eles são os chamados poros da pele. No momento em que o sebo produzido pelas glândulas sebáceas entope esses folículos e fique acumulado, são formandos os cravos.

Os cravos, portanto, são o resultado da obstrução dos poros da pele provocada pelo excesso de oleosidade. Eles também podem ser chamados de comedões e geralmente são encontrados no rosto, pescoço, braços e costas. Pois estas são regiões de alta produção de sebo.

Embora sejam mais comuns o surgimento de cravos em pele oleosas, eles podem aparecer em todos os tipos de pele.

 Tentar remover os cravos por conta própria pode provocar lesões e inflamações na pele
Tentar remover os cravos por conta própria pode provocar lesões e inflamações na pele.

Tipos de cravos

Existem dois tipos de cravos: pretos e brancos.

Os cravos pretos são chamados de comedões abertos. Isso significa que são aqueles em que o poro entupido é mais largo. Dessa forma, há um maior contato do sebo com o ar, levando à sua oxidação e, consequentemente, à formação dos pontinhos pretos.

os cravos brancos são chamados de comedões fechados, formados pelo entupimento dos poros mais estreitos. Nestes casos, o sebo não tem contato direto com o ar do ambiente, e por isso mantém sua coloração branca.

Geralmente as pessoas podem confundir os cravos brancos com espinhas. No entanto, um cravo só irá evoluir ao ponto de virar uma espinha quando houver bactérias que se desenvolvem no interior do folículo, levando à inflamação e acúmulo de pus.

Tratamentos para cravos

A remoção dos cravos deve ser feita de maneira profissional
A remoção dos cravos deve ser feita de maneira profissional.

Existem várias crenças populares e “tratamentos caseiros” para limpar cravos. Muitos acreditam que lavar o rosto várias vezes ao dia para tirar a oleosidade e deixar a pele mais limpa é um dos melhores tratamentos. Porém, ao contrário do que se imagina, essa atitude pode levar ao ressecamento e aumentar a produção do sebo para repor a lubrificação da pele.

Espremer os cravos é outro método popularmente disseminado de forma errônea para a sua remoção. Apesar de tentador, isso pode piorar ainda mais a situação, uma vez que ao espremer o cravo, você pode acabar empurrando o sebo para o fundo dos poros e provocar mais inflamações e até mesmo lesões na região.

O primeiro passo correto para se livrar dos cravos é procurar por um dermatologista para fazer uma avaliação para um diagnóstico correto e prescrição adequada para cada tratamento. A indicação do tratamento varia de acordo com o grau, tipo e a tonalidade da pele e antecedentes pessoais, como o histórico de doenças e alergias.

Na Fina Forma, os tratamentos estéticos para tirar cravos e espinhas tem protocolos exclusivos e podem contar com diferentes tecnologias como: Luz intensa pulsada, limpeza de pele, peelings e laser. Seguros e eficazes, os resultados podem ser observados nas sessões iniciais.

Fale com a equipe de especialistas da Fina Forma e encontre a solução ideal para o seu caso.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato