Mulher se olhando no espelho e procurando manchas no rosto.

Manchas no rosto: saiba como preveni-las e combatê-las!


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

As manchas no rosto podem ser um motivo de frustração para muitas mulheres. Como essa parte do corpo está sempre em evidência, qualquer imperfeição pode causar um grande incômodo na hora de se olhar no espelho. Em alguns casos, isso gera tanta insegurança que pode até afetar a sua autoestima.

Apesar de ser um problema comum, as manchas estão longe de ser algo simples. Isso porque há diversos fatores que podem contribuir para o surgimento delas: desde a exposição ao sol até a predisposição genética.

No post de hoje, vamos explicar tudo sobre como prevenir e combater manchas no rosto. Confira!

Conheça as principais causas de manchas no rosto

Para entender quais são as causas das manchas no rosto, é necessário explicar o que elas são. Quando há alguma lesão na pele, o corpo aumenta a produção de melanina naquela região. Essa substância faz com que a pele se escureça e essa é a causa da maioria das manchas. Isso acontece, por exemplo, em casos de acne em que não houve o tratamento adequado.

Um caso especial de manchas escuras no rosto é o melasma. Essa doença tem causas genéticas e pode surgir durante a gravidez, a menopausa ou como reação a alguns anticoncepcionais. Homens também podem sofrer com melasma, ainda que a doença atinja mais mulheres.

Já as manchas mais avermelhadas são sinais de doenças como a psoríase e a rosácea. Nesses casos, pode haver também coceira e descamação da pele.

Uma causa comum para as manchas no rosto é a exposição ao sol sem usar protetor. Esse é um fator de risco tanto porque o sol agrava as doenças que já citamos, quanto pelo fato de a radiação estimular a produção de melanina pela pele.

As sardas podem ser consideradas um tipo de mancha no rosto. Elas geralmente surgem durante a infância e adolescência em pessoas com peles mais claras por causa da exposição ao sol. Há também as pintas, que são áreas do corpo com uma cor naturalmente mais escura.

Mulher sorridente tocando o próprio rosto.

Legenda: Você conhece o seu tipo de pele? Essa informação é essencial para escolher os produtos mais adequados.

4 maneiras prevenir e tratar manchas no rosto

O uso de produtos para a pele pode oferecer diversos riscos, caso seja feito de forma indevida. Por isso, selecionamos 4 formas seguras de você evitar o surgimento de novas manchas e reduzir aquelas que já estão no seu rosto.

Usar protetor solar sempre

Como já dissemos, a exposição ao sol é uma das causas das manchas no rosto. Mesmo nos dias nublados ou em que ficamos em casa, há exposição à radiação ultravioleta. Assim, é importante criar o hábito de usar o protetor todos os dias para se proteger. Além disso, há produtos que contam com vitamina C e outros compostos que ajudam a prevenir as manchas.

Ter uma alimentação balanceada

A pele também é um órgão do corpo. Por isso, ela também precisa dos nutrientes adequados. Quando falta água ou alimentos antioxidantes na dieta (como cenoura, mamão e laranja), a sua pele fica mais frágil. Isso gera uma predisposição maior a desenvolver manchas, principalmente porque há uma perda da capacidade do órgão de se regenerar.

Criar uma rotina de cuidados com a pele

Limpar, tonificar e hidratar a pele é essencial para tratar manchas, principalmente as mais recentes. Há diversas fórmulas de máscaras e tratamentos caseiros para manchas que, na realidade, fazem exatamente isso. No entanto, ter um cuidado rotineiro com os produtos adequados para o seu tipo de pele pode ser muito mais eficaz.

Consultar um dermatologista

Na hora de identificar qual é a causa da mancha, consultar um dermatologista é essencial. Principalmente no caso do melasma e de manchas antigas, é necessário consultar um dermatologista para avaliar qual é o melhor tratamento.

Quer descobrir uma das melhores tecnologias de remoção de manchas disponíveis no mercado atualmente? Conheça a nossa página sobre o Laser Elektra.


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+