Young,Woman,With,Sweat,Stain,On,Her,Clothes,Against,Grey

Hiperidrose – Suor Excessivo


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Todo mundo ao praticar uma atividade física acaba transpirando mais do que o normal de maneira temporária. Afinal, essa é uma reação normal do organismo para regular a temperatura corporal.

Outras situações momentâneas de nervosismo também podem provocar sudorese temporária. Entretanto, para algumas pessoas, a transpiração excessiva ocorre de maneira incontrolável e sem qualquer motivo aparente para provocar a produção de suor em nível elevado.

O suor excessivo pode causar dificuldades para realizar tarefas do dia a dia e até constrangimento, como a famosa “pizza” debaixo do braço.

Se você sente que determinadas regiões do seu corpo transpiram mais do que o normal e isso está atrapalhando o seu bem-estar, é bom procurar um médico. Muitas pessoas sofrem com hiperidrose e não sabem o que isso significa e nem como tratar o problema.

Diante desse cenário, vamos te explicar o que é hiperidrose, suas causas e tratamentos para te ajudar.

O que é Hiperidrose

Hiperidrose é o nome técnico para se referir à transpiração excessiva. Em outras palavras é a produção de um volume de suor de maneira desproporcional para a regulação da temperatura corporal, fazendo com que uma pessoa transpire demais e sem motivo aparente.

Geralmente quem sofre com essa condição acaba transpirando mais do que o normal em uma determinada região do corpo, como nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés. Entretanto, a hiperidrose pode acontecer também em outras regiões do corpo, tais como:

  • Rosto
  • Cabeça
  • Virilha
  • Coxas

A sudorese pode acontecer em ambientes fechados ou muito quentes, momentos de estresse, raiva, medo, durante e depois de praticar exercícios físicos. Porém, a hiperidrose provoca esse suor excessivo em uma pessoa até mesmo quando ela está em repouso.

É importante ressaltar que o suor é uma condição normal do corpo humano e importante para manter a temperatura corporal. Porém, a sua produção em excesso deve ser analisada.

 A hiperidrose provoca suor excessivo e pode causar constrangimento

A hiperidrose provoca suor excessivo e pode causar constrangimento

Causas para Hiperidrose

A hiperidrose pode decorrer por diferentes motivos, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Além disso existem dois tipos: primária focal e a secundária generalizada.

A hiperidrose primária focal pode ter origem emocional ou genética e os sintomas desaparecem durante o sono ou repouso. Geralmente essa condição aparece na infância ou adolescência de maneira localizada como nas mãos, pés ou axilas.

Já a hiperidrose secundária generalizada é desenvolvida ao longo da vida em decorrência de distúrbios hormonais, doenças e efeitos colaterais de medicamentos. Neste caso as pessoas transpiram em diversas áreas do corpo e até mesmo quando estão dormindo.

Tratamento para hiperidrose

A hiperidrose pode ser tratada através de procedimentos não cirúrgicos

A hiperidrose pode ser tratada através de procedimentos não cirúrgicos

A intensidade do sintoma e o local onde ocorre o suor excessivo devem ser avaliados por um profissional, para primeiro realizar um diagnóstico correto e assim indicar o tratamento mais adequado.

A hiperidrose não é considerada uma doença grave e em muitos casos não precisa ser resolvida com cirurgia, realizada apenas em casos graves e que não foram eficazes com tratamentos clínicos.

A maioria das pessoas conhece apenas a solução cirúrgica que além da internação pode trazer efeitos adversos.

Na Fina Forma o tratamento é feito com aplicação de toxina botulínica, procedimento simples e com grande eficácia que possui a vantagem de não exigir internação e a possibilidade de ser usada em mais de uma região de suor excessivo, sem provocar o ressecamento excessivo da área tratada.

Fale com a equipe de especialistas da Fina Forma e encontre a solução ideal para o seu caso.

 


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+