Ao colocar o autocuidado em prática, você está investindo na sua qualidade de vida.

Além do corpo: os benefícios do autocuidado


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Você já parou para pensar o quanto as tarefas do dia a dia podem consumir o seu tempo e energia? Seja no trabalho ou nas obrigações de casa, estamos sempre em atividade. Manter uma rotina assim exige ter um momento de respiro.

É nessa hora que surge o autocuidado. Além de um descanso físico, é a oportunidade de se conhecer e cuidar de quem você é. Siga a leitura e descubra como estabelecer o autocuidado em sua vida.

O que é o autocuidado

Segundo a psicóloga Elisabete Colombo (CRP 08/09739), o autocuidado é “um conjunto de atitudes no cuidado de si mesmo”. É reservar um tempo para você e dar atenção ao seu corpo, à sua mente e aos seus sentimentos.

O autocuidado tem relação com o valor que você dá a você mesma em vários aspectos da vida: bem-estar próprio, relacionamentos com outras pessoas, alimentação, momentos de lazer, descanso, entre outras situações.

 Ao colocar o autocuidado em prática, você está investindo na sua qualidade de vida.

Ao colocar o autocuidado em prática, você está investindo na sua qualidade de vida.

Benefícios do autocuidado

Praticar o autocuidado melhora diversos aspectos físicos, emocionais e mentais na sua vida. Sempre buscando um equilíbrio, este ato não deve ser exagerado ou desgastante no processo. Pelo contrário: ser leve é um dos vários benefícios.

Cuidar de si mesma traz vantagens únicas para sua qualidade de vida:

  • Autoconfiança e autoestima: você se conhece melhor e aprende a confiar na sua capacidade e intuição.
  • Vida mais leve: permite enxergar o mundo além das suas obrigações e rotinas burocráticas.
  • Cura dores: separar um tempo para ir ao médico ou lidar com problemas emocionais também são formas de autocuidado e criam a sua consciência corporal.
  • Aumenta a produtividade e criatividade: o autoconhecimento permite que você entenda o seu ritmo para que possa respeitá-lo e criar uma relação saudável com o trabalho.
  • Melhora as relações: cuidar de si mantém você saudável para se relacionar com as pessoas que gosta.
Realizar atividades que fazem você se sentir bem, como ler um livro, é uma forma de autocuidado.

Realizar atividades que fazem você se sentir bem, como ler um livro, é uma forma de autocuidado.

Principais hábitos para colocar em prática

Só existe um método eficiente de inserir o autocuidado na sua rotina: a prática. É a partir das ações que surgem os resultados. Para isso, existem alguns hábitos básicos que podem ser praticados para você iniciar suas atitudes de autocuidado físico, mental, emocional e social.

  • Tenha uma boa noite de sono
  • Pratique exercícios físicos
  • Reserve momentos para lazer e hobbies
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Garanta uma vida social ativa, porém tranquila

É sempre bom lembrar: estabelecer o seu processo de autocuidado é algo muito pessoal. A partir das atividades que gosta de fazer e que aumentam sua autoestima, você pode criar seus próprios compromissos, experimentar coisas novas e muito mais.

O importante é que você possa curtir cada etapa do autocuidado. Só assim você pode se conhecer, descobrir seus gostos, trabalhar suas falhas e viver uma vida em equilíbrio e harmonia com quem você é.


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